Contacte-nos

Email:
Assunto:
Mensagem:

 

 

Direcção dos Esudos e Estatística - 822914258
Departamento de Desenvolvimento Técnico e Produtividade - 823562925
Departamento de Administração Financeira, Organização e Marketing - 823562923

 

Top Panel
Wednesday, 26 April 2017
A+ R A-

Testemunhos

Your input is important to us. Please provide your valuable feedback. Here are some testimonials from our clients:

Eu Marta Januário Média, 33 anos de idade, tive uma ideia de negócio que permitiu um inicio de actividade sem recursos desde financeiro à material. Em Outubro de 2013 decidi investir na área de corte- costura através de curso de formação cujo grupo alvo seriam os residentes do distrito de Marracuene, bairro de Cumbeza.
Para o arranque das actividades, procurei conselho junto a familiares e às estruturas daquele bairro, apresentando-me ao circulo com um oficio (carta de apresentação e proposta de encontro com a comunidade) para dar a conhecer o meu projecto e analisar a viabilidade do mesmo na comunidade em questão através do contacto directo (esta foi a bem sucedida alternativa marketing para o meu négocio) .
Neste encontro com a comunidade, foi possivel identificar um lugar a preço bonificado, mesas e cadeiras a titulo de empréstimo para instalar a primeira escola de corte-costura naquele Bairro, definiu-se também data do arranque para as Inscrições, o tempo e as mensalidades para o curso, a ter em conta o nível social económico e financeiro do grupo alvo, sem prejuizo do empreendimento.
Para as inscrições, contei com o apoio da minha irmã mais nova na recepção das pessoas interessadas no curso e preenchimento das fichas de inscrição. Com o valor da inscrição das primeiras oito alunas, adquiri material necessário à grosso para o arranque do curso( papel caqui, tesouras, linhas, agulhas, fita metrica, giz, etc), material este que foi revendido em kits às alunas que frequentaram o curso para o uso durante as aulas.
Com as primeiras inscrições foi possivel também estabelecer contrato de arrendamento para o uso da residência onde funcionaria a escola de corte-costura a 500,00mt mensal. Contava igualmente com uma máquina de costura pertencente a minha mãe, posteriormente surgiu uma oferta de máquina por parte de um parente (Irmao da mae).
Três meses após o arranque do curso, recebi um convite para monitorar aulas de artesanato aos Sábados em favor de crianças beneficiárias de um projecto implantado pela Associação Crianças na Sombra com sede no mesmo distrito e bairro onde desenvolvia o meu projecto, assim se deu um incremento nas receitas do négocio através do valor dos subsidios mensais que passei a auferir por esta nova actividade e de certa forma compreendi a importância da vertente Responsabilidade Social numa empresa.
Por intermédio da referida Associação, tomei conhecimento da existência de um Fundo de Apoio para Iniciativas Juvenis no distrito de Marracuene, foi a primeira oportunidade de financiamento. Submeti o projecto da escola de corte- costura em parceria com Rassane Januário Média, a irmã mais nova, tendo sido aprovado e a cedência de fundos foi 50% do estabelecido correspondente a quantia de 15.000,00Mt, o que permitiu a aquisição de uma empresária do mesmo ramo e com longos anos de experiência, proprietária do Confecções Bazar Malhangalene e Membro da Associação das Mulheres Empresarias- ACTIVA, sedeada na cidade de Maputo e parente (prima).
O meu primeiro contacto com o IPEME foi através de uma formação no ramo textil Batik, Corte-Costura, promovida por esta Instituição, participei em representação do confecções Bazar Malhangalene, onde colaboro na area de marketing, à convite da proprietaria sra. Margarida Luis Sultane. Foi uma formação que me permitiu conhecer diversas pessoas que actuam no mesmo ramo, trocar experiências, estabelececer parcerias e dei inicio a costumização e confecção de artigos de vestuário.
Doravante, considero-me filha do IPEME pois venho me beneficiando continuamente de Formações, Capacitacões , Seminários e Feiras promovidos por esta Instituição, presentemente presta-me uma especial assistência para o registo oficial do meu negócio. Motivo de grande satisfação para mim.

Actualmente:

O Negócio: Curso de corte-costura, confecção de artigos de vestuário e bijuteria.

Desafio: o acesso a terra para implantação de um Centro de Formação em Corte- Costura no bairro de cumbeza tendo em anexo um atelier e galeria e aquisição de equipamento adequado.

Constrangimento:Devido ao não acesso a terra, transferi o projecto para o centro da cidade, próximo ao local da minha residência, provocando uma pausa temporária no investimento distrital, e a falta de equipamento adequado para dar resposta a demanda e as exigências dos clientes para oferta de produtos e serviços de qualidade e quantidade sem comprometer o prazo de entrega.
Um conselho :Comece! Ainda que do nada. Contudo, prefira empreender no teu sonho e que seja do teu dominio, pois, de forma prazerosa estarás a contribuir para o teu desenvolvimento, da tua familia, teu bairro, tua região, teu país e além fronteira.E, deste modo, cumpriras uma árdua missão com ânimo e será para ti um grande divertimento.
 
Date of Posting: 29 June 2015
Posted By: Marta Januário Média, 33 anos
O Negócio: Curso de corte-costura, confecção de artigos de vestuário e bijuteria.

<< Start Previous 1 Next Last >>

Page 1 of 1


Submit A Testimonial
* fields are mandatory.
Your Name:*
Email Address:*
About You:
Your Location:
Your Website:
Your Picture:
Images should not be larger than 500x500 px and 250 kb
Security Code:
Enter Code Here:*
Send us your comments below:*

Cambios

Quinta-feira, 18 de Janeiro de 2017

   Moeda        Compra        Venda   
 USD 70.75 70.85
 ZAR 5.24 5.25
 EUR 75.6 75.7

Estatísticas Anuais de Assistência as MPMEs

 Ano
 PME's
 2010- 2014
 12.826
 2014  4.929
 2015  6.691
 2016  2.471

Data de publicação 08 de Junho de 2016

Eventos

April 2017
Mon Tue Wed Thu Fri Sat Sun
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Sondagem

Em que programa do IPEME gostaria de participar?

Subscreva-se a Newsletter

PME
COrE
FIEI
Your mail*


Visitas

280197
HojeHoje246
OntemOntem487
Esta SemanaEsta Semana1162
Este MesEste Mes13544
SempreSempre280197