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Wednesday, 26 April 2017
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COrE - Centro de Orientação ao Empresário

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Serviço integrado de atendimento individual e/ou colectivo que responde efectivamente as reais necessidades dos empreendedores e empresários, para que possam alcançar padrões internacionais de competitividade, procurando ser uma referência na facilitação de soluções práticas dos problemas na condução de negócios.

O Centro é um lugar onde as PME possam encontrar  praticamente tudo o que necessitem para ajudá-las a se tornarem mais competitivas com os seus negócios.

O aspecto principal do serviço é um apoio abrangente, flexível e personalizado para os empreendedores que se tornarão clientes do Centro. Os clientes serão essencialmente “membros”, onde terão um tipo de relação diferente com o Centro. Como membros, eles (clientes) se sentirão parte de uma maior comunidade de pessoas que pensam como eles, e que compartilham experiências e desafios semelhantes ao longo de suas jornadas empresariais.

O Centro fornecerá um enfoque de “aprendizagem mista” oferecendo experiência mais relevante, integrada e acesso à informação oportuna e conhecimento sobre as oportunidades de mercado, e desenvolvimento de habilidades relevantes e recursos para reconhecer as oportunidades. A aprendizagem mista incluirá uma combinação integrada de formação, orientação, consultas, acesso a peritos, informação e apoio de grupo.

O Centro se tornaria num destino único, uma plataforma coerente, integrada e dinâmica e destino para “todas as necessidades da PME e do empreendedor”:

      • Instrumentos de formação e conhecimento para treinamento pontual;
      • Serviços e recursos comerciais para PME;
      • Rede social e rede de negócios para PME;
      • Lista de eventos para PME (ou seja, instrumentos para gestores de PME)
      • Canais de midia e marketing (publicidade);
      • Acesso à PME (ou seja, a nível de comunidade, áreas rurais).

As necessidades e objectivos de cada empreendedor ou empresário e cada PME são diferentes. Todo o indivíduo que se torna um cliente seria eventualmente avaliado e acompanhado por um treinador/mentor de negócios por um tempo determinado, ou até que eles tenham atingido seus objectivos e metas comuns com sucesso, estando ambas partes de acordo comum. Tendo em vista a:

  Promoção e desenvolvimento do Empreendedorismo

Empreendedorismo é fundamental para o desenvolvimento das Pequenas e Médias Empresas (PME), na medida em que não se trata apenas de uma atitude ou comportamento, como também é essencial para criar PME activas, o que mostra que não pode ser ignorado quando se formula um mecanismo de infra-estrutura, programa ou enfoque para o desenvolvimento das PME.

Deste modo, urge a necessidade de criar uma plataforma para capacitação e assistência para empreendedores ou empresários e proprietários de MPME/PME. Deste modo, podemos afirmar que existem habilidades especiais, apostas e capacidades que os empreendedores, ou empresários de Moçambique e gestores de PME necessitam para estabelecer, construir e fazer crescer suas empresas.

Os vários estágios desse processo empresarial incluem: identificação de oportunidades, conceito de especificação/design/desenvolvimento de negócios, avaliação de recursos necessários, aquisição de recursos e posterior criação, gestão e criação do negócio...

Na medida em que empreendedores e gestores/proprietários de PME passam por esses estágios, eles requerem um importante e integrado nível/pacote de habilidades, incluindo um alto nível de adaptação.

Para captar a abordagem que se pretende no país, um novo enfoque em relação à assistência técnica e apoio aos empreendedores e negócios torna-se necessário, um que seja dinâmico, inerentemente empreendedor, flexível e adaptável, e um que estimule confiança da parte da comunidade empresarial.

intervenção do COrE distingui dois Grupos por ordem de prioridade:

 1.1.1. Grupo A – Intervenção directa

1.1.1.1. Empreendedores

Este grupo compreende mulheres, jovens e estudante que pretendam desenvolver actividade empresarial assim como o sector informal.

 

1.1.1.2. Micro Empresas

Aquelas cujo numero de trabalhadores e volume anual de negócios não excedam quatro trabalhadores e um milhão e duzentos Meticais respectivamente.

1.1.1.3. Pequenas Empresas

Aquelas cujo numero de trabalhadores varia de cinco a quarenta e nove e o volume anual de negócios é superior a um milhão e duzentos mil Meticais e menor ou igual a catorze milhões e setecentos mil Meticais.

 

1.2.1.      Grupo B - Facilitação

1.2.1.1. Medias Empresas

Aquelas cujo numero de trabalhadores varia de cinquenta a cem trabalhadores e o volume anual de negócios é superior a cartorze milhões e setecentos mil Meticais e menor ou igual a vinte e nove milhões e novecentos e setenta mil Meticais.

 

1.2.1.2. Associações de produtores ou prestadores de serviços

1.2.2.1. Investidores

  • Estrangeiros
  • Nacionais
  • Bancos
  • ONG

 

1.2.2.2.Outras entidades

 Media- informacao e Marketing

 Universidades - fonte de Especialistas

2.Objectivos do COrE

 

2.1. Geral

§   Contribuir para a dinamizacao do negócio e investimento, prestando assitência com vista a contribuir para o desenvolvimento rápido, competitivo e sustentável das MPME’s.

 

2.2. Específicos

 

§      Divulgar as oportunidades empresariais;

§      Orientar e capacitar as MPMEs em gestão, tecnologia e processos;

§      Promover a cultura de empreendedorismo;

§      Promover a inovação e criatividade nas MPMEs;

§      Fortalecer a cooperação e competitividade entre as MPMEs;

§      Potencializar a conquista e ampliação de mercados;

§      Articular e fortalecer a redes de parcerias em prol das MPMEs;

§      Estimular a ampliação do acesso aos serviços financeiros;

§      Prover serviços de consultoria nas áreas de desenvolvimento de negócios;

§      Prover assistência técnica e coordenar de acções de formação para os intervenientes;

§      Disponibilizar informação do sector privado e de oportunidades de investimentos;

§      Disponibilizar informações sobre os fundos existentes;

§      Disponibilizar informações sobre as potencialidades do país;

§      Disponibilização e expansão empresarial de instrituições que oferecem produtos para MPME’s.

 

Estrutura do COrE

O COrE  obedece uma estrutura básica e uniforme dos seus serviços para permitir uma maior satisfação do atendimento efectuado. Contudo  o COrE obedece as seguintes áreas:

 

Estrutura

Servicos

Formato

Atendimento Individual

Coaching

 

Mentoring

Virtual

Recepção

Misto

Atendimento Colectivo

Formacao

 

Palestras

Virtual

Encontros de Negocios

Misto

Bolsa de Contactos

B2B

 

Virtual

Misto

Biblioteca

Exposição de livros

Físico

Pesquisa

Virtual

Internet Café

Pesquisa

Físico

 

     Natureza

O Centro de Orientação ao Empresário (COrE) rege-se por normas próprias dos serviços públicos dotados de personalidade jurídica e demais legislação aplicável, dispondo no entanto de autonomia funcional.

O COrE é tutelado pelo Director Geral do Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas (IPEME) e o mesmo deve aprovar as actividades de âmbito administrativo e financeiro a serem executadas no serviço público.

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Comments   

+1 #1 jose Rafael 2015-02-20 10:02
Boa Tarde,

sou um jovem bastante inspirado e motivado,gostar ia de beneficiar do programa COrE,Principalm ente na area de mentoring e coaching.tenho varios projectos mas a falta de financiamento e coaching me afecta bastante.precis o da vossa assistencia para devidamente contribuir para o desenvolvimento do pais.

obrigado,
cumprimentos

Jose Augusto
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 2014  4.929
 2015  6.691
 2016  2.471

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