Contacte-nos

Email:
Assunto:
Mensagem:

 

 

Direcção dos Esudos e Estatística - 822914258
Departamento de Desenvolvimento Técnico e Produtividade - 823562925
Departamento de Administração Financeira, Organização e Marketing - 823562923

 

Top Panel
Sunday, 19 November 2017
A+ R A-

Pro-Socala Empresa de processamento de óleo extra virgem de coco

  • Hits: 482

Dona Sofia Issufo é proprietária e gerente de uma pequena empresa denominada Pro-Socala, situada ao lado da estrada nacional nº1, na localidade de Quissico, Distrito de Zavala, Província de Inhambane, conhecida por “terra de boa gente”. Iniciou a sua actividade de processamento de óleo extra virgem de coco em 2011.
A sua estória diz inicia quando a sua filha teve um parto difícil e pós o parto e precisava de algo que pudesse fazer massagens devido aos efeitos pois parto. Com vista a ajudar a resolver o dilema que a filha passara, as duas tiveram a iniciativa de buscar uma solução para o problema e foram pesquisar na internet onde encontraram a receita do óleo extra virgem de coco.


Foi com esta curiosidade que a dona Sofia e a sua filha decidiram pôr em prática a receita e por sorte a experiência deu certo e aos efeitos desejados. Como resultado da pesquisa a demanda começou a surgir por parte das amigas da jovem e o negócio começou assim. No início a produção, era de pequena escala, isto é, ela processava um a dois cocos por dia apenas e com as encomendas que foram surgindo paulatinamente, passou a processar um litro de oléo por dia.
Quando o projecto CaDUP chega a Província de Inhambane no âmbito da sua expansão, a Pro-Socala ainda estava numa fase inicial de produção e candidatou-se para ser uma das beneficiárias do projecto e foi a partir daí que começou a participar das sessões de capacitação do IPEME. Sente-se satisfeita com isso pois aprendeu bastante com as sessões em matérias de marketing, elaboração de um plano de negócios bem estruturado bem como habilidades em gestão de negócio (fluxo de caixa) o que lhe garantiu o aumento da produtividade.
Ainda no âmbito do projecto CaDUP através do Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas – IPEME, a senhora Sófia teve o apoio no que concerne a testagem em laboratório dos oléos, na concepção de um rótulo bem melhorado e atractivo para o mercado e um termómetro para regular a temperatura no acto do processamento. A empresa para além do óleo extra virgem de coco, produz também o óleo de rícino, moringa, eucalipto e de abacate com aroma de essências resultante das exigências dos clientes na sua maioria do sexo feminino. Devido a melhoria da qualidade de seus produtos, referiu que na Facim de 2015, conseguiu criar vários intercâmbios, um destes foi com uma empresa brasileira denominada Sambú que produz sabonetes e se interessou na parceria com a Pro-Socala no uso de desperdiço resultantes do processamento dos diferentes tipos de oléos, onde pudessem fazer sabonetes. Este intercâmbio consistiu em a Pro-Socala transmitir conhecimentos do processamento artesanal e em contrapartida, a empresa brasilei a iria transmitir conhecimentos como se produz o sabonete com os desperdiço e que esta parceria ressoltou e actualmente a sra. Sofia já produz o sabonete na sua empresa.
Contou ainda que no início, a empresa tinha apenas duas trabalhadoras (mãe e filha) e com crescimento da empresa, actualmente conta com um total de seis (06) trabalhadores fixos dos quais, cinco são mulheres e um homem. Um dos grandes ganhos, foi a compra de uma máquina eléctrica de ralar o coco que veio a flexibilizar o trabalho, racionalizar o tempo e a aumentar as quantidades dos produtos. Para divulgar os seus produtos a senhora Sófia, usa algumas plataformas de comunicação como o serviço de SMS, panfletos e mais tarde abriu uma página no facebook onde expõem os seus produtos e facilmente interage com os diversos públicos-alvo. As entregas são feitas ao domicilio na cidade de Maputo e também nos estabelecimentos comerciais como o Vosso supercado, na Sombra Matsinhe, loja do Comité Central da Organização da Mulher Moçambicana. A nível do distrito de Zavala onde está instalada a pequena unidade processamento, as vendas não tem sido bastante significativas em relação ao mercado da cidade de Maputo, devido a difícil negociação com os grandes estabelecimentos comerciais da cidade de Inhambane em particular, disse a nossa entrevistada.

Dos diversos oléos que são produzidos, os clientes tem preferências no óleo de moringa e como a empresa está em constantes pesquisas com o objectivo de trazer novos produtos no mercado, acabou de criar um repelente com base nas folhas de eucalipto, cravo, capim , folhas de limão e que já esta a ser um autêntico sucesso na região de Quissico, no distrito de Zavala.

Para mais informações relacionada a Pro-Socala Contacte: +258 84 788 6082

Share this post

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Cambios

Quinta-feira, 18 de Janeiro de 2017

   Moeda        Compra        Venda   
 USD 70.75 70.85
 ZAR 5.24 5.25
 EUR 75.6 75.7

Estatísticas Anuais de Assistência as MPMEs

 Ano
 PME's
 2010- 2014
 12.826
 2014  4.929
 2015  6.691
 2016  2.471

Data de publicação 08 de Junho de 2016

Eventos

September 2018
Mon Tue Wed Thu Fri Sat Sun
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Sondagem

Em que programa do IPEME gostaria de participar?

Subscreva-se a Newsletter

PME
COrE
FIEI
Your mail*


Visitas

308321
HojeHoje339
OntemOntem387
Esta SemanaEsta Semana1377
Este MesEste Mes4476
SempreSempre308321